quarta-feira, 26 de março de 2014

O apoio que (não) temos


 Quando falamos de infertilidade, falamos normalmente de uma doença quee se esconde em casa, e fica muitas vezes apenas entre o casal.
Ao longo do meu percurso nesta história de amor, nunca tive o apoio da minha família ou dos meus amigos.
Todos sabem pelo que estamos a passar mas ninguém nos dá uma palavra, um conforto.
Não me esqueço na altura em que tive a gravidez ectópica que apenas duas amigas me foram visitar e toda a gente soube o que se passou. Estive um mês em casa e alguns amigos/as nem uma mensagem me mandaram.
Ainda não lhes perdoei e penso que no fundo todos sabem disso.
As únicas palavras que oiço de todos é que não engravido por causa da minha ansiedade. Pergunto, qual ansiedade? Como sabem que estou ansiosa para engravidar se simplesmente não falam comigo sobre esse assunto?
Quem realmente fala comigo e me acompanha no forúm, sabe que estou calma e tranquila, na minha viagem.
Dizem-me que sou muito nova e que tenho a vida toda para ter filhos. Cheguei ao ponto de ouvir a seguinte frase: Então mas tu agora passaste a ser infértil é só porque sim? Já engravidaste uma vez, não tens problema nenhum. Conseguem imaginar o que isto é? Para além de não nos darem apoio, ainda parece que gozam com a situação.
Afastei-me de toda a gente. Não consigo ligar com esta falta de apoio daqueles que deveriam ser os primeiros a lá estar para mim. Porque são ‘os meus’.
Acho que isto se deve simplesmente à falta de informação que as pessoas têm no nosso país. A ignorância é uma coisa triste.
Fico cheia de raiva a as vezes desejo-lhes que passem pelo mesmo que estou a passar. É muito triste. Pergunto-me ‘se eu tivesse um cancro será que eles não também não me iam apoiar’?
Iriam sem dúvida, o problema é que para eles infertilidade não é uma doença mas sim qualquer coisa que afecta ‘gajas neuróticas’.
Pensei que fosse só a mim que isto estivesse a acontecer. Achei que todas as famílias deste casais os apoiavam e os amigos também.
Mas tenho me vindo a aperceber que a maioria dos casais se queixa de falta de apoio e que ninguém quer saber do sofrimento pelo qual estão a passar.
Ás vezes penso que quando tiver o meu filho e passarem a vida a ir vê-lo ou a mimar-me quando estiver grávida, porque tenho a certeza que um dia vou conseguir, vai-me saltar a tampa e vou dizer-lhe que agora não preciso deles. Precisei muito quando andei SOZINHA com o meu marido a lutar por isto, a chorar por isto.
Resolvi partilhar isto convosco por ser talvez das piores coisas neste processo para mim.

Desvalorizarem a minha dor..

Gostava de fazer um agradecimento especial à pessoa que me atura todos os dias e que me ajuda a passar por tudo isto. Obrigada Catarina.. <3

9 comentários:

  1. Da minha experiência nestas lides, há quem não se interesse realmente pelo nosso problema, mas também há quem não diga nada porque simplesmente não sabe o que dizer, ou quem diga disparates sem intenção (porque também não sabe o que dizer). É difícil, é uma luta muito silenciosa. Tenho algumas amigas de confiança que me ouvem, mas sinto que também não as devo "massacrar" constantemente com o mesmo assunto, porque na verdade lhes diz muito pouco. A verdade é que depois de entrarmos no mundo da dificuldade em engravidar, da infertilidade, dos abortos, aprendemos muito sobre estes temas e, por vezes, falamos sobre o que os outros não entendem.
    Quando estou triste, desiludida e preciso de gritar costumo escrever :) Talvez estejas a fazer o mesmo com este blog ;)
    Beijo grande, estou a torcer por ti! :)

    ResponderEliminar
  2. Minha Cátia, sim minha... Porque estamos sempre à distância de um monitor e de um teclado uma da outra para espelharmos tudo o que nos vai na alma.
    A maternidade aproximou-nos mas felizmente a amizade cresceu e a ti eu posso chamar de Amiga! Pelo companheirismo, pela compreensão, pela empatia, pelo não-julgamento...
    Temos tantas coisas em comum que penso mesmo que as nossas vidas teriam mesmo que se cruzar! E graças aos nossos feijoezinhos em projeto podemos isso mesmo!
    Cátia, tu sabes disto nem precisava de te dizer, eu estou aqui para tudo! Momentos bons, maus, péssimos, espetaculares.. seja aquilo que for, eu estou aqui!
    Desejo que o/a meu/minha sobrinho/a alfacinha se agarre a ti como tu a ele/a <3 Gosto Muito de Vocês! :D

    (sabes que o meu trabalho não me tinha permitido vir aqui fazer uma coisa minimamente em condições :p)

    ResponderEliminar
  3. Minha Catarina!!! :)
    Só tu ouves e sabes sempre o que me vai na alma.
    Foste és e serás aquele apoio fundamental. Ainda por cima és do Benfica LOL
    Acho que mesmo que a gente viva mil anos é impossível nos esquecermos das nossas conversas e dos nossos momentos, Uns a chorar mas outros a rir.
    Vejo-nos daqui a poucos anos com os nossos bebés e mais felizes e realizadas que nunca. Sei que vamos conseguir minha amiga.
    Também estou e estarei sempre aqui para o que precisares.
    Um beijinho gigante, não para uma amiga, mas para A MINHA amiga tripeira :)

    ResponderEliminar
  4. Mais um blog a nascer, e em portugal, obrigada por o fazeres e esperes k dês continuação.
    Espero que um dia consigas o teu positivo.
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Ana. A minha ideia é ir postando aquilo que vai acontecendo de mais relevante neste processo e falar de alguns pontos comuns entre todos os casais que passam por isto. Beijinhos e obrigada pelas tuas palavras

    ResponderEliminar
  6. Cátia

    Coragem nada do que li no teu Blog me surpreendeu, gostaria de dizer o inverso as pessoas só se interessam no lhes diz respeito. E a ignorância no nosso país está muito bem representada, estou a tentar engravidar á 2 anos e alguns amigos falam de mim como o "meu caso" já deixei de falar do assunto com os amigos parece que isto os diverte, o importante é descontrair e pensamento positivo sei que vás conseguir!

    Beijinhos Ana Paula

    ResponderEliminar
  7. Eu também só falo no assunto se me perguntarem. Hoje arrependo-me amargamente por ter contado aos meus amigos e família que estávamos a tentar ter um bebé.
    Até há primeira gravidez não dissemos nada. Mas depois tornou-se óbvio que queríamos ter um filho.
    Hoje fui à MAC fazer análises e estive rodeada de grávidas. Faz-me confusão mas enfim..
    Desejo que também consigas o teu bebé o mais rápido possível.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Entendo tão bem o que dizes , sinto o mesmo que tu .
    É uma dor muito grande e só quem passa por isto dá valor .
    Ninguém sabe o que uma pessoa , nós casais ,passa por de trás disto tudo.
    Mas vamos á luta e vamos conseguir ser mães 🙏

    ResponderEliminar